segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

10 Perguntas e respostas sobre Tesouro Direto

1 - Eu posso investir sem ter uma conta em uma corretora ou banco ?

🔺 Não


2 - Por que alguns títulos não estão disponíveis para compra ?

🔺 Porque já estão muito próximos do vencimento e existem outros títulos com vencimentos mais longos.

3 - Eu consigo ganhar mais dinheiro quando deixo o título até o vencimento ?


🔺 As vezes sim as vezes não, títulos que possuem alguma parte prefixada ou indexada se alteram muito durante o tempo.

4 - Eu posso perder o dinheiro que eu investir ?


🔺 Sim, mas geralmente é quando se retira antes do vencimento, caso a cotação do título tenha caído devido variações de mercado.Outra situação é quando você compra um título prefixado a taxas muito (digo muito mesmo) baixas e as taxas de juro sobe bastante e a inflação também, dessa forma você corre risco de perder para inflação apesar do dinheiro aumentar, ele vai aumentar menos do que a inflação morde.

5 - O Tesouro Direto é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ?


🔺 Não,mas possui garantia do tesouro nacional, que é superior ao FGC.Se caso o tesouro não honre, pode ter certeza que não receber o valor investido não será a pior consequência na sua vida, o país quebrou e você será muito afetado com isso.

6 - O Tesouro Direto é só para quem investe para longo prazo ?


🔺 É um tipo de "investimento", e investimento é para longo prazo.Porem existem prazos mais curtos de vencimento e também a possibilidade de especular.

7 - E se eu precisar do dinheiro antes do vencimento ? Posso vender ?


🔺 Pode vender, mas se não for o tesouro Selic, pode ser ou não que tenha prejuízo.

8 - Vale a pena escolher um banco ou uma corretora ?


🔺 Geralmente corretoras possuem taxas mais baixas ou até 0%,no site do tesouro tem uma lista com as taxas.

9 - " Estou procurando um investimento seguro e que não perca meu dinheiro ". Tesouro Direto é indicado para mim ?


🔺 Sim, considerando que é tão seguro quanto a poupança.Caso leve até o vencimento.

10 - É muito complicado investir em Tesouro direto ? 

 🔺 Definitivamente não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É fácil.

O tesouro está nesse final de 2016 facilitando ainda mais o acesso e plataformas introduzindo aplicativos, etc.

Abç

Nenhum comentário :

Postar um comentário