sábado, 9 de abril de 2016

Análise da Taxa DI - 08/04/2016

Estarei analisando a taxa DI futuro, mensalmente ou até mais frequentemente que isso, porque será de utilidade para investimentos em Tesouro direto quando se quer encontrar um bom ponto de entrada, obtendo ganhos acima do prometido pelas taxas anuais se vendido antes do vencimento.
Dessa forma essas análises serão muito úteis.

Para mais informações sobre essa estratégia de Tesouro direto acompanhe os posts:

Tesouro direto - Ganhando além das taxas dos títulos: Parte 1


Futuro de Taxa Média de Depósitos Interfinanceiros de Um Dia

De acordo com a BM&FBOVESPA o contrato futuro DI1, tem como seu ativo subjacente a taxa média diária de depósitos interfinanceiros ( DI ), que é calculada e divulgada pela CETIP (que nessa altura do campeonato já deve ter se juntado a BM&FBOVESPA, ou não), compreendida entre a data da negociação,inclusive, e a data de vencimento, exclusive, e é utilizado para proteção ( Hedge) e gerenciamento  do risco de taxa de juros de ativos e passivos com referência em DI.




Análise de DI1F21

 

Foi escolhido o papel DI1F21, ou seja de vencimento em 2021, mas poderia ter sido escolhido outro vencimento, sendo que o comportamento é muito semelhante.

Os juros apresentam grandes movimentos de alta ou baixa, longas tendências, acompanhando e precificando na frente da Selic.Por isso da para identificar boas entradas em Tesouro direto.

Vamos começar com o Semanal (Gráfico abaixo), que apresenta uma LTA desde 2013, onde acontece o inicio de um ciclo de altas na selic (já adiantando um pedacinho da ideia dos posts sobre tesouro direto ). Confira no site do Banco Central em: Banco Central-Selic





Ela novamente tocou a LTA e respeitou corrigindo e querendo voltar.Vale lembrar que ainda a tendência é de alta e essa foi uma correção ou uma possível reversão.Observe essa ultima semana, em que subiu e logo voltou tudo deixando um pavio grande, mostrando sinal de fraqueza.
 


No diário se observa uma tendência de baixa desde jan-fev , sempre renovando fundos.Esse rompimento de fundo pode reforçar a ideia da tendência de baixa.


No 60 minutos, houve o rompimento de um LTA na ultima sexta.




 Bom, essa foi uma análise simples, mas farei mensalmente e também em pontos relevantes, ao mesmo tempo dos posts de Tesouro direto, pois se complementam.Até!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário